Thursday, August 22, 2013

Glossário

Para quem não é do ramo a linguagem do blog pode ter se tornado ininteligível. Aqui vai um pequeno glossário cujo significado só se aplica aqui ! ;-)

Adriça

É a cordinha usada para subir e descer a vela.
Arribar

Arriba muchacho ! Arribar é virar a proa para a direção contrária a que o vento bate, saindo do vento. Contrário de orçar.
Barlavento

Posição relativa de um objeto a você considerando a direção/sentido do vento. Se algo está a seu barlavento significa que o vento está batendo neste algo e vindo até você. Um fumante a barlavento joga a fumaça para cima de você. Lembre-se: fumantes (e fogo em geral) nunca a barlavento !
Bolina

Espécie de prancha que vai espetada dentro d'água e tem função de evitar que o veleiro ande lateralmente. Sem a bolina não é possível velejar em ângulos contra o vento.
Bombordo

Lado esquerdo do barco. O do coração. Se não for "bom" já viu ...
Bordo

Alguns significados: a bordo = embarcado. Bordo direito, esquerdo = lado direito, esquerdo. Dar bordo = bordejar = mudar o lado (bordo)por onde o vento atinje a embarcação. Neste último significado é muito utilizado quando se veleja em zigue-zague contra o vento.
Boreste

Lado direito do barco.
Cabo

Qualquer cordinha usada a bordo. Mas nunca chame um cabo de cordinha quando estiver embarcado. Correrá o risco de andar pela prancha.
Cana do leme

Haste manobrada  com as mãos por quem pilota o veleiro. Se junta à madre do leme.
Costado

Lateral externa do barco acima da linha d'água.
Cunho

Ponto de amarração das cordinhas. Pode ter vários formatos mas o mais comum é em formato de pi (∏)
Escota

Cordinha usada para manobrar a vela e ajustar a pressão do vento.
Espicha

Vara utilizada usualmente para manter um vértice superior da vela suspenso. Normalmente em uma vela com 4 lados, ou seja, quadrangular.
Fibrar

Colar fibra de vidro na madeira ou superfício utilizando resina.
Leme

Refere-se a toda a estrutura que dá direção ao veleiro. Em um veleiro parado o leme não tem função. Só atua com o barco em movimento graças à mecânica dos fluídos.
Madre do leme

Estrutura que se fixa na popa acionada pela cana do leme e que irá girar para mudar a direção em que o veleiro está velejando.
Moitão

Equivale a uma roldana por onde passa uma cordinha. Tem a função de dividir forças e aliviar o escorregamento da cordinha.
Mordedor

Tem a função de "morder" uma cordinha qualquer e fixá-la, deixando as mãos do velejador livres. Usado em situações onde um cunho de amarração não resolve pois necessitamos de velocidade na manobra de soltura da cordinha. Só um pequeno tranco na direção certa livra a corda do mordedor.
Orçar

Ah.....essa a galera do orçamento não pode esquecer ! Hahahaha. Orçar é virar a proa em direção ao vento, entrando no vento. Contrário de arribar.
Popa

Traseira do barco. Lembre-se do motor de popa ... Ou do seu popô ...
Porta do leme

Estrutura semelhante a uma prancha que se une à madre do leme e vai submersa na água. É a parte do leme que efetivamente sobre a ação da água em movimento.
Proa

Frente do barco.
Quilha

É a estrutura longitudinal de sustentação do barco.
Resinar

Cobrir ou selar uma superfície com resina.
Retranca

Vara utilizada para manter esticada a parte inferior da vela. A retranca tem uma capacidade incrível de acertar a cabeça de toda a tripulação. Cuidado com ela !
Rizar (rizo)

Se o comandante pedir um rizo não significa que ele quer alegria a bordo. Rizo (ou rizar) é a manobra de reduzir a área da vela exposta ao vento, enrolando-a ou dobrando-a. Acontece quando o vento aumenta e se torna potencialmente perigoso podendo virar a embarcação.
Sotavento

Posição relativa de um objeto a você considerando a direção/sentido do vento. Se algo está a seu sotavento significa que o vento está saindo de você e atingindo este algo depois. Um fumante a sotavento joga a fumaça para longe de você. Lembre-se: fumantes (e fogo em geral) sempre a sotavento !

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